Descubra Quais os Tipos de Fome

Tipos de fome

Hoje vou te ajudar a identificar os tipos de fome e como você pode usar estratégias para controlar aquelas vontades que surgem do além rsrsrs.

Vamos lá então? Bom aqui vou citar 4 tipos de fome muito comum nos hábitos das pessoas; FOME, VONTADEZINHA, VONTADE, VONTADEZONA.

Confira cada uma delas a seguir.

Fome: Não é específica. Qualquer alimento que você tenha disponível e goste pode matar a fome.

Pergunte-se: eu comeria se a opção fosse um ovo cozido?

O que estou sentindo é fome?

Se a resposta for sim: coma em quantidade e qualidade à refeição.

Veja o que é uma “Vontadezinha”

Relacionada a uma situação social. Envolve o contato com o alimento. Aparece quando o alimento está disponível, vemos, sentimos cheiro, ouvimos falar do alimento.

Também chamada de fome social. Pode fazer com que comemos “no modo automático”, ou seja, sem perceber, de forma inconsciente.

É como aquele amendoim que está em cima da mesa e acabamos pegando, mesmo que sem fome.

O que estou sentindo é vontadezinha? Se a resposta for sim: avalie se precisa realmente comer. Se possível, não coma, mas, se não for possível, coma uma pequena quantidade, com moderação e atenção ao ato de comer.

Torne a situação consciente e preste atenção para valorizar o momento e não sentir-se culpado depois.

Descubra o que é “Vontade”

É bem específica, mas não é urgente. Relacionada ao prazer, a sentir o gosto, degustar, apreciar, saborear, preferências. Envolve comer devagar e quantidades não exageradas.

Pode ter um contexto de lembrança ou memória alimentar, vontade de reviver um sabor gostoso, experimentação de algo novo etc. O que estou sentindo é vontade?

Se a resposta for sim: coma com prazer! Você merece!

Você tem uma “Vontadezona”

Não é específica, mas envolve a necessidade de comer algo gostoso. Também chamada de fome emocional.

Não satisfaz com pequena quantidade, necessita de grande volume e urgência. Pode, às vezes, se originar de um acúmulo de vontade que não foram respeitadas e aceitas, por conta do pensamento restritivo.

Dessa forma, algumas vezes acabava comendo de forma impulsiva, sem pensar no gosto, fazendo misturas de sabores “que não combinam”.

Ao mesmo tempo que se come, pode ocorrer pensamentos como “não era bem isso que eu queria” ou “nada me satisfaz”. O que estou sentindo é vontadezona?

Se você tem esse tipo de fome, o primeiro passo é descobrir de onde veio a base do problema (fator emocional) e procurar amenizar este sentimento com outras ações como por exemplo: desabafar com alguém, tomar um banho para relaxar, fazer exercício, meditar.

Pare, sinta e reflita, analise a situação e lembre-se sempre Emoção assumida não vira comida!  

Uma Beijão pra vocês!

Denise Pereira

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!