Temperamentos: E Sua Relação Com a Dieta!
O que são e o que significa?
Temperamentos são uma mistura de proporção, ou seja um conjunto de traços psicofísicos de uma pessoa, onde determina as suas reações emocionais, estados de humor, caráter, índole.
Existem estudos que mostram que 50% da nossa personalidade é genética, ou seja nascemos com isso, que seria os temperamentos.
E os outros 50% é moldado através do meio em que vivemos, pessoas que convivemos.
A Descoberta
Bom isso pode parecer muito novo para você, mas acontece que os temperamentos são estudados há mais de 25 séculos, e Hipócrates foi o primeiro a estudar a fundo os temperamentos.
E desde da década de 80 a base da teoria dos temperamentos foram comprovados pela neurociência, sendo atualmente aplicadas em todo o mundo.
Tipos:
Existem 4 tipos de temperamentos
Colérico: que corresponde 3% da população no mundo
Sanguíneo: 12%
Melancólico: 16%
Fleumático: 69%
É importante lembrar que temos todos os quatro, porém em porcentagens diferentes e normalmente são dois que se destacam mais,
Por exemplo temos o 1° dominante e o 2° secundário. Ou seja, no teste o dominante vai ser o mais votado e o secundário o segundo mais votado.
Porque descobrir o seu temperamento?
Primeiro que é importante nos conhecermos, entendermos o por que de certas atitudes nossas, descobrirmos nossos ponto fortes e pontos fracos, nossas facilidades, dificuldades.
O objetivo é que cada um possa estar trabalhando os seus próprios defeitos/pontos fracos, contribuindo pro seu crescimento pessoal.
Por exemplo: um dos pontos fortes do melancólico é a disciplina – em uma reeducação alimentar/dieta isso é muito bom, pois vai contribuir para o seu foco no objetivo.
Por outro lado um dos pontos fracos é ser muito crítico consigo mesmo, ou seja se ele errar, se ele tiver quedas no caminho ele dificilmente vai se perdoar por isso, porque se cobra demais, é muito crítico.
E a crítica talvez não seja o melhor caminho para ele seguir em frente, pelo contrário isso pode desanimá-lo e achar que não é capaz de conseguir vencer.
Então neste caso o que vamos precisar trabalhar? O autoperdão, se criticar menos, mostrar que isso faz parte do processo e está tudo certo, basta seguir em frente.
E além de usarmos isso com a gente mesmo, nós podemos depois disso…
Descobrir o temperamento dos que vivem ao nosso lado, a fim de melhorar nossa convivência, compreender o próximo, contribuindo para o crescimento relacional e claro evitando assim reclamações por conta das nossas indiferenças.
Nunca, Jamais!
Agora nunca devemos olhar para isso com o objetivo de nos beneficiar, como por exemplo: usar isso para que as pessoas nos engulam/aceite como somos.
Pois como já mencionei é para usarmos como forma de crescimento pessoal, relacional.
E nem ainda rotular os outros, ou seja discriminar pelos seus temperamentos.
Até porque as proporções são bem diferenciadas, e todos nós podemos nos aprimorar e trabalhar mais naqueles temperamentos que não temos tantas características.
Agora ficou curiosa, curiosa pra saber qual o seu temperamento?
Clica neste link abaixo e faça o teste para descobrir o seu.
Como Cada Temperamento se Comporta na Dieta!
Agora que você já entendeu o que são os temperamentos e que descobrir o seu é fundamental para ter mais autoconhecimento.
Então vou te contar um ponto forte e um ponto fraco de cada temperamento em uma situação de dieta para você entender um pouquinho mais sobre o que estou falando.
Então vamos lá…
Colérico na dieta!
Ponto forte: Persistente – não desanima facilmente, tudo que começa ela termina, pois ama cumprir metas, desafios. Então dificilmente ele não vai atingir o que se comprometeu.
Na dieta é aquela pessoa que sabe abrir mão, dizer não por exemplo para um brigadeiro que está na sua frente, pois para ele meta é meta precisa ser cumprida é o foco mais importante.
Ponto Fraco: Impaciente – tem dificuldade de compreender que o processo de emagrecimento é multifatorial e que não depende apenas dele seguir as metas e ter o resultado como gostaria, até porque muita coisa pode estar envolvida,
Por exemplo se passou por uma semana mais estressante, isso pode comprometer os resultados, porém ele fica chateado e é impaciente com o resultado.
Fleumático na dieta!
Ponto forte: Compreensivo – é uma pessoa que quando decidi mudar sabe ter paciência, ou seja, em um processo de emagrecimento é preciso ter isso, pois nem sempre você vai perder peso rápido.
E quem não tem paciência acaba desistindo no meio do caminho. Ser compreensivo também nos ajuda a aceitarmos quando erramos ao longo do caminho, basta recomeçar.
Ponto Fraco: Resistente à mudanças – pelo fato do fleumático priorizar a rotina, ele não gosta muito de mudanças,
Por exemplo ele tem dificuldade de começar a mudar os hábitos alimentares e na maioria das vezes ele só toma essa iniciativa se tiver descoberto algum problema de saúde,
Ou seja, quando o médico chega pra ele e diz você precisa ter uma alimentação x e y senão a sua saúde ou doença vai piorar.
Sanguíneo na dieta!
Ponto forte: Criativo – é muito prático e criativo nas receitas, gosta de inventar coisas novas é cheio de idéias.
Isso é muito positivo para não tornar as refeições repetitivas já que o processo muitas vezes é longo e você não vai conseguir manter comendo sempre a mesma coisa.
Ponto Fraco: Impulsivo – gasta todas as energias de motivação e foco no início, é aquela típica pessoas 8 ou 80, ou seja do mesmo jeito que se empolga também se desanima.
Quando inicia uma dieta tem a mania de querer ser restritivo demais, porém não consegue manter isso por muito tempo e acaba muitas vezes tendo episódios compulsivos, comendo de maneira exagerada. Não tem persistência no que inicia.
Melancólico na dieta!
Ponto Forte: Auto disciplinado – as refeições estarão sempre organizadas, ele dificilmente irá esquecer do seu lanche, pois é extremamente organizado. E isso é um ponto muito positivo para quem cuida da alimentação.
Ponto Fraco: Perfeccionista – gosta de tudo perfeito, por isso tem medo de errar, quando erra fica paralisado, muitas vezes não volta ao foco só por medo de errar novamente, é sempre muito crítico com ele mesmo,
E isso pode atrapalhar, pois como não existem fórmulas prontas, a sua capacidade de se levantar e seguir em frente será testada a todo momento. Errar faz parte do processo.
Bom esta foi uma pequena parte dos pontos fortes e fracos dos temperamentos, conta aqui pra mim se você se identificou com alguns destes.
E agora aproveite para usar seus pontos fortes como aliados e seus pontos fracos para analisar e trabalhar eles, porque não deixa de ser talvez alguma dificuldade sua.
Se você quer saber um pouco mais sobre os temperamentos a sua relação com a dieta assista o vídeo novo que coloquei no meu canal no YouTube
Link: Clique Aqui e Assista!
Um forte abraço e até a próxima!
Seja o primeiro a comentar!